Posts Populares:

Postado por: Ryu sábado, 20 de junho de 2015

Uma sopa pa nois...
Pois bem... Quando eu escrevi uma review sobre Katawa Shoujo há uns tempos atrás, eu mencionei a versão Beta em alguns momentos, mas nunca me aprofundei muito nesse assunto porque a minha intenção desde o início era analisar o jogo full. Porém eu disse que talvez eu faria um post separado sobre a Beta que na verdade era uma Alpha e eu confundi no post anterior... Bem, aqui estou eu cumprindo o que eu meio que prometi naquele post. E sim, isso é mais um novo tipo de coluna do blog onde eu olho os protótipos dos jogos que me interessarem, porque isso sempre foi uma das coisas que eu mais gostava de fazer quando tinha tempo livre e preguiça de jogar alguma coisa.

Nesse caso, Katawa Shoujo tem uma versão Alpha que nem mesmo o pessoal da Four Leaf Studios queria que as pessoas vissem. Mas como a internet basicamente quer mais que a sua privacidade se foda, essa versão Alpha foi vazada e teve toda uma guerra por causa disso, o povo da Four Leaf ficou muito puto e outras pessoas defendiam enquanto algumas bisbilhotavam a Alpha e queriam recuperar tudo dela pra poder criar um novo jogo baseado apenas nela. O projeto de restauração da Alpha continua até hoje e as histórias em si já estão completas, só faltam alguns sprites e CGs pra ficar totalmente completo, caso você queira baixar por si mesmo e dar uma olhada, é só clicar aqui.

Antes de mais nada, a versão Alpha tem duas rotas que se destacam por serem bem diferentes da versão final: Hanako e Shizune. As outras são em maior parte as mesmas da versão final com uma ou outra alteração nos diálogos, porém as histórias em si são as mesmas com os mesmos finais e tudo. Isso aconteceu porque Katawa Shoujo teve umas tretas internas no meio do seu desenvolvimento e aí alguns roteiristas saíram e foram trocados por outros, o roteirista original da Hanako era o cpl_crud e o da Shizune eu juro que procurei por toda a parte qual diabos seria o nome/apelido do maldito e nunca achei... Mas os dois saíram e aí quem ficou com a Hanako foi o Suriko, que foi o roteirista da Lilly, e o Anonymous22 ficou com a Shizune.

Eu nem preciso falar que caso você queira jogar a Alpha "cegamente" sem nenhuma ideia do que diabos te aguarda, você não precisa ler esse post aqui, né? Afinal de contas, a intenção é explorar esse negócio e spoilear a Alpha pra mostrar as diferenças entre ela e a versão final... Claro, assumindo que você já tenha jogado a versão final toda, ou pelo menos as rotas da Hanako e da Shizune que são as mais diferentes. Então o aviso tá dado: Se você quer ler a Alpha sem ser spoileado, não leia o resto do post. Se você tá com preguiça de ler e quer ver tudo resumido logo, então vem comigo.

Caso você tenha lido a review, a rota da Shizune foi a que eu menos gostei na Visual Novel toda, e agora que eu fui ver do que diabos o desenvolvimento disso se tratava com mais clareza... Faz sentido que a rota da Shizune tenha sido meh em comparação com as outras. O Anonymous22 aí não gostava da Shizune, ele só virou o roteirista dela porque o resto da equipe tava de mãos cheias com outras coisas, então foi algo forçado em cima dele e eu imagino que ele não tenha realmente escrito isso com algum tipo de paixão ou coisa do tipo. Sobre a rota da Hanako... Eu sempre achei algumas coisas meio esquisitas nela, em maior parte o modo como o Hisao de repente começa a ir full White Knight pra cima dela depois do Act 2, e aquela cena de sexo que foi meio repentina. No entanto, eu gostei da rota da Hanako mesmo assim, diferente da Shizune que eu realmente achei bem meh na maior parte do tempo.

Já que a da Hanako é a mais "complicada" das rotas Alpha, acho melhor começar com a da Shizune.


A rota da Shizune até o Act 2 é quase a mesma coisa, aliás, o Act 1 em si é exatamente o mesmo que a versão final em todos os casos. Mas enfim, o Act 2 é em maior parte o mesmo que o da versão final: Hisao passou o festival com a Misha e a Shizune, eles ficaram mais próximos, inicialmente eles têm problemas em se comunicar porque a Shizune é surda e fala por gestos, então ele começa a aprender a e comunicar assim enquanto vai trabalhando pro Conselho Estudantil junto com as duas, começa a gostar da Shizune e vice-versa.
Honestamente, eu não sei por que ele começou a gostar da Shizune quando a Misha é bem mais legal.

As pequenas diferenças nisso é que ao invés de tomar aulas de linguagem de sinal com os próprios professores da Yamaku, quem dá as aulas disso pro Hisao são as próprias Shizune e Misha porque as aulas na escola em si já ficaram lotadas. Isso é uma diferença aparentemente pequena, mas eu gostei bem mais assim porque as duas outras protagonistas da história passam a ter mais importância pro desenvolvimento do Hisao e algumas cenas onde elas ensinam linguagem de sinais pra ele são divertidas. O modo como a versão final mostra o Hisao aprendendo linguagem de sinais é meio sem graça porque... Bem...Ele não mostra muito dele aprendendo em si porque ele só começa a atender aulas na Yamaku e isso é geralmente pulado, quando ele começa a falar com a Shizune e a Misha, ele já tá sabendo boa parte de linguagem de sinais.

Outra coisa que a versão Alpha faz melhor é... Bem... Dar escolhas pra você fazer, coisa que na versão final não acontece, só existe uma única escolha lá e eu absolutamente detesto as duas opções dela. Aqui quando a Shizune uma hora pega o Hisao pela gola da camisa pra dar uma bronca de uma forma meio esquisita, você pode escolher entre afastar ela ou então tentar beijá-la, por exemplo, e algumas outras escolhas que resultam em cenas diferentes ou têm resultados engraçadinhos até. Uma das escolhas que também muda só um detalhe, mas eu ainda gostei bastante é que uma hora a Shizune pergunta qual é a sua cor favorita e aí a que você responder vai determinar a cor do kimono que ela usar no festival Tanabata.

Então a história no Act 2 é a mesma em vários sentidos, até o Hisao confessa pra Shizune e pede ela em namoro nesse festival da mesma forma que na versão final, só que essas mudanças sutis tornaram ela bem mais agradável de acompanhar, e eu não faço ideia do porquê delas não terem sido mantidas na versão final pra ser honesto. Mas enfim, é a partir daí que a história começa a mudar de verdade... E é bem menos feliz do que você imagina que seja, especialmente caso você goste muito da Misha.


Lembra que na versão final durante o Act 3, a Misha começa a ficar meio deprimida porque na verdade ela é lésbica e apaixonada pela Shizune desde muito tempo atrás? Bem, aqui na Alpha, ela na verdade vai ficando progressivamente deprimida na medida em que a rota vai avançando, e é um ponto bem mais presente na história em comparação. O Hisao tem umas conversas com a Misha, percebe que ela tá agindo esquisito e algumas vezes até parecendo forçadamente feliz, até que eventualmente ela confessa essa história toda sobre amar a Shizune, mas não ter seu amor correspondido porque a Shizune não é lésbica também. Resultado: Misha decide que quer ajudar Hisao e Shizune a ficarem felizes na sua relação, porque se os dois estiverem felizes, ela também fica feliz.

Enquanto Hisao e Shizune vão se encontrando mais vezes, ficando cada vez mais próximos e tudo mais, quem acaba "ficando pra trás" é a Misha, e apesar de ficar feliz pelos dois, ela percebe que é muito dependente da Shizune e ainda ama ela mesmo assim. Quando eles vão visitar a mansão onde a família da Shizune mora, novamente a Misha começa a ficar deprimida, e dessa vez é o pai da Shizune quem fala pro Hisao prestar atenção porque ela tá claramente deprimida e simplesmente ignorar isso. Depois de mais uma conversa com a Misha abordando essa depressão dela, tudo parece ter sido resolvido, ela definitivamente pareceu mais feliz depois do Hisao acalmá-la e dizer que ele vai cuidar da Shizune e tudo mais.

Novamente, tudo pareceu ter voltado ao normal, a Misha até parece mais feliz depois disso e tem uma conversa com o Hisao onde ela age que nem ela age normalmente, sendo hiperativa, rindo de tudo e por aí vai. Então o jogo corta pra uma cena que na verdade é contada através do ponto de vista da Misha, ela chama a Shizune pra sair porque fazia um bom tempo que elas não faziam isso juntas, e enquanto as duas saíam, a Misha meio que ficou tentando se aproximar da Shizune sem muito sucesso porque ela não reagia muito bem ás brincadeiras que ela andou fazendo nisso.

Na volta, a Misha começa a pensar sobre como ela nunca vai ser a pessoa certa pra Shizune e todo aquele mimimi melodramático de adolescente apaixonada, daí enquanto as duas atravessavam uma rua, a Shizune foi andando na frente sem perceber que a Misha ficou lá parada enquanto um carro se aproximava e acabou se jogando nele com a intenção de ser atropelada e morrer. O que dói mais nessa cena é que momentos antes de morrer, a Misha tem contato direto com a Shizune, deitada na cama do hospital, ela vê a Shizune chorando lá e percebe a merda que fez, mas agora é tarde demais porque ela tá gravemente ferida e não resiste a esses ferimentos no fim das contas.

Agora eu vou resumir bem resumido mesmo... Durante o Act 4, a Shizune também fica deprimida, especialmente depois de ler o diário da Misha que dizia mais coisas ainda sobre esse interesse amoroso todo que resultou no suicídio dela, começando a se culpar por isso. Tanto o Hisao quanto o irmão da Shizune tentam conversar com ela, mas na maioria das vezes acaba sendo em vão, e no fim das contas você tem uma escolha que determina se você vai pegar o final bom ou ruim: Ir até o quarto da Shizune ver como ela tá ou deixar que ela passe um tempo sozinha por enquanto.

Escolhendo a segunda opção, você pega o final ruim onde a Shizune vai parar no hospital porque na verdade nesse tempo todo em que ela passou sozinha, ela não comeu/bebeu nada e ficou desidratada. Quando o Hisao vai visitar ela no hospital, ele tenta conversar com a Shizune, mas pelo visto ela não responde, então ele acaba saindo, prometendo que vai voltar depois... E aí no outro dia, ele recebe a notícia de que a Shizune morreu porque ela continuou desidratada já que tirou o aparelho que transmitia aqueles fluídos malucos de hospital lá pra impedir que a desidratação dela piorasse, ela não respondeu ele antes porque nem sequer tinha forças pra sinalizar nada.

Escolhendo a primeira opção, o Hisao vai lá pro quarto da Shizune e consegue fazer com que ela parasse de se culpar por isso, e no fim das contas os dois continuam juntos e prometem que se tiverem uma filha garota, o nome dela vai ser Shiina. Caso você não saiba, o nome da Misha é Shiina Mikado, então...É, agora você entendeu, homenagens e tal.

Eu não sei se é porque a rota final da Shizune é muito meh, mas eu realmente gostei bem mais dessa versão, simplesmente acontece mais coisa nela enquanto nada de interessante acontece por boa parte da final e o Hisao e a Shizune agem como se fossem namorados e não dois "amigos coloridos" como na final... Sim, a Misha morre e isso é meio que uma merda, você pode falar que é edgy, melodramático ou o que for, mas isso não pareceu tão absurdo assim ao meu ver. A Misha tem provavelmente uns 18 anos, é praticamente uma adolescente ainda, e você sabe como adolescente em crise emocional é, cheio de melodrama, choro, posta imagem deprimente em preto e branco no Tumblr, fica ouvindo Evanescence, fala que vai se matar pelas coisas mais triviais... Adolescente no geral é edgy por padrão, e nos casos mais extremos, a pessoa realmente acaba se matando caso ela não receba ajuda de seja lá quem for, a própria Misha antes de morrer sentiu arrependimento por isso depois, mas aí já era tarde demais.

O que me incomoda é que talvez a Misha não precisava morrer, isso ser inevitável é meio que filha da putice pra quem gosta dela, e eu tô incluído nesse meio, a Misha é uma personagem pra quem eu inicialmente nem liguei muito, mas depois comecei a gostar bem mais dela enquanto continuava jogando Katawa Shoujo... Diabos, boa parte das cenas da rota final da Shizune que eu gosto envolvem a Misha! Então realmente é uma merda que ela morra assim e não tenha nada que você possa fazer pra impedir isso.

Sabe o que eu faria? A morte da Misha seria algo evitável dependendo de alguma escolha que você fosse fazer com o Hisao depois dessa última conversa com ela, você poderia escolher ficar de olho discretamente ou só confiar que ela vai ficar bem. Daí se você escolhesse ficar de olho, talvez o Hisao poderia acompanhar tudo e aí conseguir salvar ela do carro de alguma forma... Sei lá, eu não sou muito criativo, mas o que eu queria era um modo de impedir que a Misha morresse e aí levando a um final bom onde o Hisao e a Shizune continuam juntos enquanto a Misha eventualmente supera isso e os três continuam com as suas vidas. O final onde a Misha morre, mas o Hisao e a Shizune continuam juntos poderia ser o neutro e aí o final ruim seria esse outro em que a Shizune e a Misha morrem.

Eh... De qualquer forma, isso aí é a rota Alpha da Shizune, provavelmente se você realmente gosta da Misha, você não vai ficar feliz com isso. Eu acho melhor do que a versão final, mas confesso que até mesmo essa rota meio que deixa um gosto amargo, poderia usar umas mudanças aqui e ali, mas pois é... Eu fiquei com sentimentos misturados sobre isso.


No entanto, se você achou a rota Alpha da Shizune edgy, a da Hanako então provavelmente vai cortar o seu dedo fora se você estiver lendo ela e apertando a tecla de seguir nos diálogos... É provavelmente a coisa mais CRAWLING IN MY SKIN que eu já vi em um bom tempo, seriosamente falando.

Pois bem... Assim como a rota da Shizune, até o Act 2 é relativamente similar à versão final, e dessa vez é bem mais similar mesmo, não existem escolhas extras e nem nada do tipo, é praticamente a mesma coisa, talvez com uma ou outra frase diferente aí. O que acontece é que no Act 3, em certo momento o Hisao vai sair junto com a Hanako e a Lilly pro Shanghai, e então quando eles chegam lá, o local acaba ficando cheio, alguns adolescentes aí reparam na Hanako e fazem piada com as cicatrizes dela. Nisso, o Hisao pega a Hanako e leva pra longe de lá, mas tem um ataque cardíaco no meio do caminho e fica desacordado, com a Hanako desesperada tentando fazer massagem cardíaca nele enquanto chama a ambulância.

Como era de se esperar, o Hisao vai parar no hospital e aí ele descobre que a Hanako acidentalmente quebrou as costelas dele porque colocou força demais na massagem cardíaca que ela tava fazendo, mas ainda assim conseguiu salvar ele a tempo da ambulância chegar. Então ele recebe umas visitas da Lilly, dos seus parentes, colegas de escola e parece tudo ok, mas então é descoberto que a Hanako também tá internada, mas em uma outra divisão desse hospital pra pessoas com problemas psicológicos, porque graças a alguns eventos no passado dela, ela tem um trauma psicológico e ficou abalada com esses últimos eventos. Apesar do doutor dizer que é melhor ver a Hanako umas semanas depois, você pode escolher ir ver ela nesse momento com a Lilly.

E aí vem o final ruim da rota da Hanako... O Hisao e a Lilly conseguem entrar no hospital onde a Hanako tá internada e vão discretamente pra sala dela, então encontrando ela toda abalada dizendo "I killed him" ou algo assim. Quando o Hisao tenta acalmar a Hanako, ela fica completamente maluca quando tem contato visual com ele, no meio disso, ela dá um empurrão na área do peito dele onde as costelas quebradas ainda tão se recuperando, e isso faz com que os ossos quebrados acabem indo pra dentro e causando uma hemorragia interna no Hisao. Você já deve imaginar o que acontece, mas... Sim, o Hisao morre nesse final, ela até chega a dar outro empurrão quando ele tenta se aproximar, e a última coisa que ele vê antes de morrer é a Hanako arranhando a própria cara e berrando.

... Talvez era melhor ter ouvido o doutor então, né?

Bem, ok, voltando pra essa escolha, você escolhe esperar a hora certa pra se encontrar com a Hanako de novo, e então o tempo passa, o Hisao se cura, a Hanako volta pra ele e tudo parece voltar ao normal. Só que a Hanako age de forma esquisita por boa parte do tempo, ela parece completamente sem emoção, se comportando de forma bizarramente fria... Até que ela vai pro quarto do Hisao e pergunta se ele realmente ama ela, quando ele diz que sim, ela pergunta o porquê, ele não sabe responder e aí ela tira a roupa na frente dele e basicamente fala como se ele só quisesse meter a rola nela e nada mais... Acredite se quiser, você pode escolher aí entre realmente fazer sexo com a Hanako ou mandar ela se vestir. Eu nem preciso dizer qual é a escolha errada aí, né?

Pois bem, você escolhe fazer sexo com a Hanako porque o Hisao não conseguiu controlar o seu tesão desenfreado e foi lá plantar a semente da putaria nela. Só que ela não reage, provavelmente porque o Hisao é japonês e... Bah, qual é? Piada com pinto de japonês? Puta que pariu, eu tô em decadência mesmo...

Enfim, a Hanako não reage, o Hisao começa a ficar arrependido do que fez e se afasta, mas aí ele esquece de subir suas calças e por isso tropeça com elas e cai de mau jeito no chão, quebrando o pescoço no processo... Eu não tô brincando, isso é realmente uma coisa que tá aí, se quiser pode baixar a Alpha e ler por si mesmo. Meio previsivelmente, o Hisao morre aí também, mas antes de morrer ele consegue ouvir a Hanako dizer "Disgusting..." enquanto a tela escurece.

Por que diabos a Hanako tá agindo assim afinal de contas? É resultado dos medicamentos que ela andou tomando, pelo visto, eles tão alterando ela ao ponto de desenvolver uma personalidade meio yandere ou sei lá... É meio retardado até, mas sim, a Hanako basicamente tá drogada. E escolhendo a opção de mandar a Hanako se vestir nessa cena faz o Hisao depois jogar fora essas pílulas que ela tá tomando. Então depois a Hanako parece estar voltando ao normal, mas aí ela fica deprimida porque se sente culpada por todos esses problemas que ocorreram... E nesse final, quando os dois vão passear de trem, a Hanako acaba pulando na frente do trem quando o Hisao se distrai e é atropelada.

"Mas que porra é essa? Os três finais da Hanako são finais ruins onde o Hisao ou ela morre? O que tá acontecendo?"

Bem... A Hanako tem um final bom, só que não tá na própria rota dela... Ou ao menos não na rota inicial, isso aí que eles fizeram foi uma espécie de armadilha pra tirar onda com quem tivesse jogando a rota da Hanako esperando algum final bom. Francamente, seria uma bosta se fosse só isso, mas como a Hanako tem uma rota boa, eu vou deixar passar.

Como eu acesso essa rota boa da Hanako? Primeiro você tem que terminar essa rota ruim aí com um dos finais, então na rota da Lilly depois vai chegar uma hora em que ela vai pro hospital porque tá com amigdalite. Tendo feito um dos finais ruins da Hanako, você vai ter uma escolha lá enquanto visita a Lilly no hospital, uma delas é só o Hisao dizendo que se preocupa com a Lilly ou algo assim, mas na outra ele se põe a cuidar da Hanako... E aí você meio que oficialmente entrou na rota boa da Hanako.


Só acho meio esquisito porque isso meio que acontece no Act 3 da Lilly, o que significa que provavelmente o Hisao já tinha antes algum tipo de interesse amoroso nela... Mas ok, agora ele tá apaixonado pela Hanako então.

Não é bem assim também, você tem umas cenas com a Hanako, eles começam a se interagir mais na ausência da Lilly, a Hanako aos poucos começa a se abrir mais pro Hisao e a ficar menos tímida com as outras pessoas. Muita coisa acontece nisso pra falar a verdade e eu gastaria muito texto se pegasse os mínimos detalhes, mas eventualmente, eles desenvolvem sentimentos amorosos um pelo outro e a Hanako acaba confessando pro Hisao, dizendo que ela antes teve um amigo que já se apaixonou por ela, só que ela meio que saiu correndo com vergonha, ele foi correr atrás e acabou morrendo atropelado por um carro ou algo assim. Isso explica parte do trauma psicológico na rota ruim onde ela provavelmente pensava que o Hisao morreu "por culpa dela".

Então agora oficialmente numa relação amorosa, Hisao e Hanako fazem sexo pela primeira vez, os dois começam a se preparar pros exames finais da escola, tem mais umas cenas de sexo aí, a Hanako resolve convidar todas as outras personagens principais disso pra todo mundo estudar junto, tudo parece lindo e maravilhoso... Então na festa que eles acabam dando na sala do Conselho Estudantil depois dos exames, todo mundo fica bêbado e doidão da cabeça, daí a Misha meio que do nada vem com uma espécie de teoria maluca sobre a Hanako já ter sido molestada antes... E sim, isso é uma coisa, depois que os pais da Hanako morreram no incêndio lá na casa dela, a Hanako foi adotada por uma mulher aí que molestou ela por um tempo.

Depois da graduação, todo mundo segue o seu caminho, incluindo o Hisao, que resolve levar a Hanako pra sua casa pra apresentar pros seus pais como namorada e toda aquela frescura de sempre. Só que ele resolve levar a Hanako pra onde a casa antiga dela que foi incendiada se localizava, e lá ela se lembra de tudo, começa a chorar porque ela se arrependia de ter odiado o seu próprio pai esse tempo todo mesmo ele a tendo salvo, porque ela odiava a vida dela depois disso e queria morrer. Percebendo que isso era totalmente errado, ela agradece o Hisao por ter levado ela lá e o pai dela por ter salvo ela ao invés de si mesmo... Daí os dois voltam pra casa do Hisao e vivem felizes para sempre, provavelmente.

Eu... Não sei dizer se a rota Alpha boa da Hanako é melhor ou pior do que a final. Eu gosto do fato de que nessa rota a relação amorosa dela com o Hisao é melhor explorada e os dois se compreendem melhor em comparação com a versão final onde a relação em si não começa até chegar no final bom que acaba literalmente assim que a relação começa. Gosto de como o incidente que causou o incêndio lá na casa antiga da Hanako e a morte dos pais dela é melhor explorado aqui, também gosto do fato de que não só a Lilly como a Emi, a Rin, a Shizune e a Misha participam mais dessa rota do que na versão final onde a maioria das garotas são meio que ignoradas, algumas cenas com elas são legais, e o modo como a Hanako se abre e fica menos tímida no decorrer da rota também me agrada mais do que o desenvolvimento dela na versão final.

Só que essa coisa da Hanako ter sido molestada pela madrasta dela surgiu literalmente do nada e nem sequer tem nenhum efeito na história toda... Sério, pra que isso? E eu achei meio esquisito ter tantas cenas de sexo nessa rota, a Hanako meio que vira uma ninfomaníaca quando começa o relacionamento dela com o Hisao. Ok, você pode dizer que talvez ela sempre foi meio ninfomaníaca, mas nunca teve a chance de mostrar esse lado dela por causa dessa timidez toda e tal, mas ainda assim é meio esquisito. Bem, é melhor do que aquela cena de sexo desajeitada e totalmente fora de lugar da versão final ao menos.

A versão final parece mais "polida" quanto ao roteiro em si, mas a Alpha tem uma representação melhor de como o Hisao e a Hanako são como um casal romântico. Bem, acho que se uma ou outra é melhor é subjetivo mesmo, eu acho que as duas têm lá suas falhas, mas são boas de qualquer forma e cumprem seu papel, então qualquer uma das duas tá valendo.

Vish...

E assim eu encerro esse post que provavelmente vai iniciar mais uma coluna do blog que vai ter um post por ano porque a minha criatividade pra fazer posts que não são reviews ou listas é extremamente limitada... Mas é isso aí, Katawa Shoujo Alpha é no mínimo intrigante pela direção que a Visual Novel tava tomando antes dessa reforma nos roteiristas, e olha que existe uma versão mais arcaica onde as personagens têm visuais totalmente diferentes do que elas têm agora, porém eu só achei imagens dela, então acho que é só isso mesmo.

Agora posso enterrar Katawa Shoujo de vez, fico mais do que feliz em ter conhecido essa Visual Novel, e eu não falo isso da boca pra fora, foi realmente uma experiência que até me afetou emocionalmente e me motivou a pelo menos tentar me auto-aceitar e virar uma pessoa melhor. Se você não conhece ou nunca leu/jogou, você provavelmente deveria, a história é uma das mais honestas, maduras e emocionais que eu já vi até então.

O que eu tenho que fazer é começar a ler outras Visual Novels que me foram recomendadas e eu até já baixei aqui, porém ainda não tive tempo pra me dedicar a ler elas. Só posso dizer que eu vou ler elas sim, algumas como Grisaia no Kajitsu, Clannad e If My Heart Had Wings me parecem legitimamente interessantes, então pretendo começar alguma dessas aí o mais cedo que puder.

Mas a Rin sempre vai ser a minha waifu, não importa qual outra personagem eu veja em outras Visual Novels!

... Ok, chega de postar por hoje.

{ 21 comentários }

  1. NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO, A MISHA NÃO PODE MORRER

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ainda bem que mudaram a rota da Hanako... D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria que algumas coisas da rota boa dela tivessem ido pra versão final pra ser honesto... Mas a ruim é uma bosta mesmo.

      Excluir
  3. "Honestamente, eu não sei por que ele começou a gostar da Shizune quando a Misha é bem mais legal."

    SEU CU, OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a verdade, aceita que dói menos.

      Excluir
    2. A Misha nem gostaria de vc pq ela é lésbica

      Excluir
    3. A Misha é a melhor garota de todas elas

      Excluir
  4. A rota da Hanako é tão fudida que...nossa.
    O Hisao ter caído e morrido foi...ah,que porra é essa vei?
    Pensei que tivesse toda uma história boa e triste ai...que pena.
    Bom,pelo menos o da Misha é bem feito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que tem, ela conta mais detalhadamente sobre o incêndio na casa da Hanako e como os pais dela morreram, mas pelo menos na rota ruim isso nem tem tanta relevância assim.

      Excluir
    2. Por enquanto não toco na Alpha então.

      Excluir
    3. Ryu , vc vai fazer um artigo sobre a E3 desse ano?

      Excluir
  5. Eu já fiquei triste só de imaginar o final ruim da Shizune nisso aí

    ResponderExcluir
  6. "Pois bem, você escolhe fazer sexo com a Hanako porque o Hisao não conseguiu controlar o seu tesão desenfreado e foi lá plantar a semente da putaria nela."

    Que bosta, cara. HUAHUAUHAUAHJAHAUHUAHAUH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hanako é menina de 14

      Excluir
    2. Ele planta a semente dentro da Hanako, a recompensa vem logo após, lá para os seus vinte anos.

      Excluir
  7. Caralho que bosta essa rota alpha da Hanako, é totalmente fora de personagem ela agir daquele jeito...

    ResponderExcluir
  8. Ryu, quando tem post novo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu voltar pra casa, eu creio que vou conseguir terminar uns dois posts aqui que tão quase no final, no caso são duas reviews: Megaman Zero 3 e Sonic Unleashed.

      Era pra eu ter terminado eles bem antes, mas atualmente eu tô sem tempo mesmo.

      Excluir
  9. Opa, não sabia dessa versão alpha, vou baixar e jogar aqui já que cê disse que esse post tem spoilers.

    Vlw pelo link.

    ResponderExcluir
  10. parece coisa de creepypasta esses finais

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -