Posts Populares:

Postado por: Ryu domingo, 19 de março de 2017


Quem acompanha isso aqui deve ter estranhado a ausência de um post relacionado aos dois jogos novos do Sonic que foram anunciados ano passado, compreensivelmente já que eu sou o "cara do Sonic" pra maioria das pessoas que me conhecem. Não é que eu tenha perdido interesse em jogos novos da série e nem nada do tipo... Apesar de quase ter chegado a isso depois do período de 2013 a 2015, onde tivemos porcarias como Sonic Lost World e Sonic Boom que acabaram com todo aquele progresso que a franquia tava tendo a partir de 2008, então perdi o entusiasmo com essa série. Mas não, depois dos anúncios do ano passado, e mais algumas coisas que foram ocorrendo até então, eu acabei recuperando ao menos alguma parte do meu ânimo com Sonic de novo.

Pra resumir o que aconteceu nos últimos tempos caso você não saiba de alguma forma: Ano passado a Sega anunciou Sonic Mania e um jogo 3D novo que até então era conhecido como "Project Sonic 2017". Sonic Mania é essencialmente um jogo 2D no estilo dos clássicos e deu no que falar... Eu fiquei feliz com o anúncio, o resto do mundo também ficou e ficamos ansiosamente aguardando informações novas desse negócio. Já o tal Project Sonic 2017... Não tinha muito o que comentar, era só um teaser que mostrava alguma promessa, mas não tinha nada realmente concreto ainda exceto o fato de que o Sonic Clássico e o Sonic Moderno estão juntos de novo.

... É, eu creio que a reação de pelo menos uma grande parcela dos fãs de Sonic foi arregalar os olhos e falar "Mas já?" enquanto esse trailer rolava. Depois eu falo melhor disso, mas... É, o Project Sonic 2017 aí não foi recebido com o mesmo entusiasmo e até agora mesmo tem muita gente discutindo a respeito desse jogo. É fã de Sonic Adventure puto porque não é um Sonic Adventure 3 com vários personagens jogáveis, é fã do Sonic Moderno puto porque o Clássico tá em um jogo nele de novo, é fã do Sonic Clássico puto porque o Sonic favorito deles tá se misturando com a gentalha... Todo mundo tá puto por algum motivo específico. Fazer o que, né? Essa é a fanbase do Sonic: Não importa o que você faça, alguém vai ficar puto.

Obviamente isso foi um exagero, é claro que teve também muita gente que gostou do que viu e não se incomodou com o Sonic Clássico, ou com o Sonic Moderno, ou com a ausência de mais personagens jogáveis ou o que for. Mas definitivamente o pessoal que tá puto é o mais vocal, portanto eles são mais fáceis de notar e isso resulta naqueles comentários genéricos de "FÃ DE SONIC SÓ SABE RECLAMAR DE TUDO AFFEEE" que todo mundo solta nesses sites. Mais um dia comum na comunidade de Sonic então, nada fora do normal.

E o que exatamente eu penso disso tudo? Bem... Eu tenho elogios e reclamações a fazer sobre o que saiu dos dois jogos até agora. Então vamos por partes, se não isso vai acabar virando uma bagunça.


Já que Sonic Mania foi o primeiro a ser anunciado e também o que mais tem informações, vamos começar por esse mesmo.

Pra começo de conversa... Finalmente, caralho! Eu tava aqui me perguntando se algum dia o pessoal da Sega ia usar o cérebro e botar o Christian Whitehead pra desenvolver um jogo totalmente novo do Sonic Clássico. Pra quem não sabe, Christian Whitehead A.K.A "Taxman" é um ex-desenvolvedor de fan games de Sonic que acabou sendo contratado pela Sega, e o que tem de especial sobre ele é que ele criou uma engine chamada Retro Engine, que não só replica perfeitamente o gameplay dos jogos clássicos, com física e tudo, como também faz melhor por ser mais estável, mais polida, com resolução Widescreen e também se mantendo bem mais consistentemente a 60fps do que os clássicos. Esse cara fez versões atualizadas de Sonic 1, Sonic 2 e Sonic CD, todos exceto Sonic CD são exclusivos pra Mobile, o que é uma pena porque o 1 e o 2 mereciam versões pra PC também. De qualquer forma, essas versões usam a Retro Engine e os jogos ficaram tão melhores que chega a ser até assustador.

Quando é que Sonic 3 vai receber o mesmo tratamento? Eu sei lá, parece que há problemas de licenciamento envolvidos nisso... Mas enquanto isso não acontece, o Taxman podia muito bem usar a sua engine pra fazer um jogo novo caso a Sega raciocinasse direito. Demoraram anos, mas antes tarde do que nunca: Sonic Mania é esse jogo novo com a Retro Engine! Sim, existe um deus lá em cima nos abençoando!

A princípio eu fiquei bastante animado com isso, pois é exatamente o que eu queria: Um jogo do Sonic Clássico novo que seja como um jogo clássico do Sonic deveria ser! Pega seu Sonic 4 e soca no rabo, Dimps! E também me deixa bastante seguro que a equipe por trás desse jogo tem experiência com Sonic o suficiente pra saber o que torna os jogos clássicos icônicos, tendo desenvolvido fan games antes e esses geralmente foram bons. De fato, vou dizer de uma vez que Sonic Mania com certeza vai ser um jogo no mínimo bom... No mínimo, eu duvido que com a equipe do Taxman responsável pelo desenvolvimento desse jogo o resultado vai ser algo abaixo da média. Diferente da Sega e da Sonic Team, o Taxman é confiável pra mim.

O que foi mostrado dos vídeos de gameplay indicam que Sonic Mania é de fato um jogo que acerta em cheio o gameplay do Sonic Clássico: A física parece exatamente o que se espera, os escudos elementais voltaram, tem o Spin Dash, o Tails e o Knuckles como jogáveis retendo suas habilidades únicas, o Sonic tem o Drop Dash que é um movimento novo onde ele solta um dash rolando pra frente assim que chega ao chão... E tudo tá fluindo lindamente bem. A resolução Widescreen também se encontra presente aí, assim solucionando o """problema""" de visibilidade dos jogos 2D do Sonic.

Mas como estamos falando da Sega, não pode ser tudo certo, tem que ter alguma coisa errada pra balancear. Sonic Mania tem umas fases novas, mas também tem fases passadas dos clássicos reimaginadas nesse novo jogo... É, porque isso era 100% necessário pra que esse jogo fizesse sucesso, não é como se vocês já não tivessem feito algo com essa proposta lá em 2011 ou algo assim. E não, não é coisa do Taxman isso, o cara disse especificamente que ele e a sua equipe queriam fazer um jogo totalmente novo, só com conteúdo original, mas a Sega mandou fazerem essas fases reimaginadas aí junto com as novas. Não é como se essas fases fossem conteúdo extra ou algo assim... Não, vai ser na campanha do jogo mesmo, e já foi confirmado que vão ser 60% de fases reimaginadas e 40% de fases novas nesse jogo.

E qual foi a primeira fase reimaginada que eles revelaram? A Green Hill! É, a porra da Green Hill! Você tá cansado dela depois de tantas vezes sendo trazida de volta e também por causa dos clones ruins dela como a Splash Hill e Windy Hill? Pau no seu cu, vai jogar a Green Hill de novo porque você sente nostalgia com ela, claro! Não é como se não houvessem outras fases introdutórias icônicas nos clássicos como a Emerald Hill ou a Angel Island... Ou que tal alguma das fases dos jogos 8-bit então? Seria tão maneiro ver uma fase introdutória diferente como aquela dos carros de mina na versão de Master System de Sonic 2... Mas não, Green Hill! De novo!

Caras, eu amo a Green Hill... Sério, é uma das minhas fases favoritas da história da série, mas... Parem! Chega de Green Hill, pelo amor do Silvio Santos! Que tal dar um destaque pra outras fases do primeiro Sonic que não recebem tanta atenção quanto? Marble? Star Light? Spring Yard? Scrap Brain? Eu nunca vi essas sendo trazidas de volta em momento algum, usem essa forçação de barra da Sega de apelar pra nostalgia em um jogo que nem precisa disso pra pelo menos trazer de volta algumas fases menos óbvias. Você entende a minha reclamação? Não é que eu não goste da Green Hill, mas eu tô honestamente ficando cheio de ver ela ou alguma fase clonada dela que é inferior em todos os sentidos possíveis em todo jogo novo de Sonic que tenta ter algum ar retro.

A parte boa é que pelo menos os dois Acts dessa Green Hill nova foram mostrados e, apesar dessa decisão toda ser desnecessária, essa provavelmente é a melhor reimaginação da Green Hill até então. Não esperava nada menos desse pessoal, mas certamente isso me ajuda a aceitar essa proposta, por mais estúpida e desnecessária que ela seja. A princípio parece ser a mesma Green Hill de sempre, mas não demora muito até você ver que vira praticamente outra fase, com trocentos caminhos diferentes, muito maior do que a Green Hill original e até uma seção subterrânea com um background diferente. Dá pra notar que vão ter muuuuuitas formas de ir de um ponto ao outro só no Act 1 e isso é ótimo. O Act 2 então parece melhor ainda, porque ele não tem tantas similaridades com a versão original comparado ao primeiro Act e há gimmicks novas, alguns elementos pegos da Emerald Hill como aqueles caminhos enroscados, e um uso legal das paredes quebráveis.

No vídeo do Act 2 também é possível notar que os escudos elementais agora interagem com os cenários: O escudo de fogo queima aqueles troncos com espinhos... Mas por algum motivo não queima as pontes feitas de madeira... Ok então. Isso tem bastante potencial, espero que seja algo bem usado no resto do jogo, mal posso esperar pra ver quais vão ser os efeitos dos outros escudos nos trechos dos cenários futuros.

As outras duas fases que mostraram, no entanto, são mais interessantes e totalmente novas: Studiopolis e Mirage Saloon. A primeira tem uma temática de estúdio de TV totalmente inédita pra franquia e a segunda tem a típica ambientação de deserto, mas dessa vez usaram uma temática de faroeste pra diferenciar das outras.

Das duas a minha favorita foi a Studiopolis, que até agora só teve o Act 1 mostrado, mas ela tem tantas referências a coisas passadas da Sega que até hoje tem gente caçando no meio dos vídeos, o level design segue a mesma filosofia das fases clássicas de sempre, as gimmicks mostradas transbordam criatividade e até os inimigos são únicos. A Mirage Saloon me lembra um pouco da Desert Dazzle, que era pra ser uma fase inédita da versão de 2011 de Sonic CD, mas foi descartada por algum motivo. Talvez pegaram o conceito e fizeram essa versão faroeste, e adicionaram uns elementos de cassino também, além de uma gimmick bizarra onde você entra em um revolver segurado por uma mão cartunesca que parece ter fugido de um desenho dos Looney Tunes, e aí você escolhe pra qual direção quer ser atirado.

Com a Green Hill parecendo boa e as duas fases novas sendo extremamente criativas, só posso imaginar que o resto do jogo vai ser assim. Inclusive o Taxman disse que a Green Hill é a fase que menos tem mudanças dessas reimaginadas, e ela já tem uma caralhada de mudanças, então imagino o que vem por aí. Na SXSW foi feito um anúncio de que a Flying Battery tá nesse jogo... E isso é fantástico, porque a Flying Battery é uma das melhores fases de toda a franquia... Assim como 98% das fases de Sonic 3 são as melhores de toda a franquia. Mas o trailer em si foi meio... Eh. A fase não pareceu ter nenhuma grande mudança, mas gostei do aparente fato de que o escudo elétrico interage com aqueles terrenos magnetizadores que puxam coisas de ferro pra cima. Mas o trailer só mostrou alguns segundos, então eu posso muito bem estar enganado, vou esperar sair mais coisa.

No geral... Sonic Mania é um jogo que eu ainda tô aguardando com expectativas altas. É até irônico que a maior reclamação que eu tenho a respeito desse jogo é por causa de algo que a Sega ordenou, mas não tenho muito mais o que falar também. Considerando as reações bastante positivas do pessoal, tanto de quem viu os trailers quanto quem jogou as demos, e o fato de que que a Collector's Edition tá entre os mais vendidos da Amazon na seção de video games, acho que é seguro assumir que Sonic Mania é um sucesso comercial praticamente garantido. Espero que acabe sendo mesmo, e que depois disso haja um jogo novo do Sonic Clássico com 100% de conteúdo novo dessa vez.


Pois bem, o nome do tal Project Sonic 2017 na verdade é Sonic Forces... Meh, não é o nome mais empolgante que existe, mas tanto faz. Aliás, foi preguiçoso pra caralho da parte da Sega anunciar o nome desse jogo mostrando exatamente o mesmo trailer que a gente já tinha visto antes no ano passado, só que com "Sonic Forces" aparecendo no final. Qual é, pessoal? Cês podiam pelo menos fazer um trailer novo pra esse anúncio, né?

Então, esse jogo já tinha causado uma certa polêmica até antes de ter qualquer outra informação a respeito. E pra ser honesto... Eu concordo com parte das críticas que o povão apresentou, fui uma das pessoas que disse "Mas já?" quando vi o Sonic Clássico aparecendo nesse trailer, porque realmente é meio cedo demais pra ter alguma outra coisa desse tipo. Quer dizer... Qual foi o último jogo do Sonic Moderno sozinho que a gente teve depois do Generations e antes desse aí? Sonic Lost World? E por acaso Sonic Lost World é um jogo que sequer vale uma menção? Não, não é. E mesmo se fosse, ter só um jogo solo do Sonic Moderno antes de ter outro junto com o Clássico ainda é bem pouco, esse tipo de coisa deveria ser algo especial e raro pra ter mais impacto.

Precisava mesmo do Sonic Clássico aparecer aí? Ele já tava tendo o seu próprio jogo 2D e creio que pelo menos a grande maioria dos seus fãs, eu incluso, estavam perfeitamente satisfeitos com isso. Quando Sonic Generations foi anunciado e o Sonic Clássico apareceu lá era diferente, porque a gente não via o Sonic Clássico em alguma coisa nova desde os anos 90, então foi muito legal e com certeza refrescante ele aparecer em um jogo novo, mesmo não sendo exatamente como o Sonic Clássico do Mega Drive. Mas aqui é francamente desnecessário e não tem aquele mesmo fator "wow" por ser tão cedo, o que causou essa reação negativa de parte da fanbase do Sonic. Isso levou o pessoal a apelidar o jogo de "Sonic Generations 2" e o Takashi Iizuka não perdeu tempo em falar que não é um Sonic Generations 2.

... Aí sai um vídeo de gameplay do Sonic Moderno e, quem diria, é basicamente Sonic Generations 2 mesmo, com Boost e tudo. Certo, certo... O gameplay tem só uns 40 segundos do que provavelmente é a primeira fase, e o jogo não parece ser ruim de maneira alguma, ainda tá usando a fórmula do Boost e eu tô perfeitamente ok com isso, já que essa é a fórmula que mais deu certo nos jogos 3D do Sonic até então. Sério que alguém esperava que não fosse a fórmula do Boost? Eu achei que já tava extremamente óbvio só pelo fato de que o Sonic dá um Boost no fim do trailer. Cês achavam que ia ser o que? Sonic Adventure 3? Fala sério, pessoal...

Enfim... O gameplay pareceu bom o suficiente pra mim, até a direção de arte que já tinha gente condenando como edgy e tal por causa do cenário pós-apocalíptico nem sugeria algo sombrio demais. Fiquei surpreso com o quão colorida aquela cidade destruída era, e quando o Sonic voa passando por uma rampa dá pra ver um cenário meio "Green Hill" logo do lado da cidade. Se a direção de arte desse jogo planeja juntar as duas coisas, o realismo dos jogos 3D e o cartoon dos jogos 2D, talvez saia algo interessante disso... Mas também pode acabar saindo algo horrível, nunca se sabe.

Também há especulações sobre a história, porque agora ela aparentemente vai ter um clima mais sério comparado aos desenhos da Discovery Kids com piadas horríveis que têm agido como histórias pros jogos desde Sonic Colors. Bem, a ideia de um universo apocalíptico onde o Dr. Eggman aparentemente foi vitorioso e conseguiu destruir tudo é boa, provavelmente viagens no tempo estão envolvidas e isso tem uma grande chance de gerar trocentos furos de roteiro e foder a história por completo. O potencial tá ali, então vou esperar pra ver no que diabos isso vai dar... Ou talvez não, depende de quem for o roteirista, se for o Ken Pontac eu já vou ter certeza absoluta de que essa história vai ser uma montanha de fezes de ouriço. Espero com todas as minhas forças que não seja ele, sério.

Agora voltando pro gameplay, não é só a ideia do Sonic Clássico junto com o Moderno que tá sendo usada de novo: Sonic Forces também tem Wisps, que foram vistos no meio do vídeo e aparentemente servem de energia pro Boost. Sério? Wisps de novo? Eles foram legais no Colors, mas... Já deu, né? Lá eles tinham propósito, eram aliens que tavam sendo escravizados pelo Eggman, vivem em um planeta diferente e inclusive foram embora no final desse mesmo jogo! Por que diabos tinham Wisps no Lost Hex? Por que diabos há Wisps na porra de um planeta Terra (eu suponho) pós-apocalíptico com robôs gigantes andando por aí e soltando raios em tudo o que se encontra no caminho? Ouvi falar que a Sonic Team quer tornar os Wisps algo recorrente na série, como se fossem os power-ups do Sonic Moderno... Não, caras! Não façam isso! Criem outros power-ups novos mais criativos pro Sonic, Jesus!

Se você parar pra pensar, os jogos que usam essa fórmula do Boost sempre têm algum componente de gameplay que torna cada um deles único, por bem ou por mal. Sonic Unleashed tem o Werehog, Sonic Colors tem os Wisps, Sonic Generations tem o Sonic Clássico, e agora... Bem, com Sonic Forces o pessoal tá pegando coisas que tornavam jogos anteriores únicos e tentando enfiar elas nesse jogo enquanto vai ter um terceiro personagem jogável como novo componente de gameplay ao mesmo tempo, e isso é totalmente desnecessário. Se vai ter um novo componente, então por que não focar nele? O Colors e o Generations já nem têm mais aquela sensação de serem jogos únicos dentro da franquia porque tão pegando as coisas deles e enfiando em outros jogos sem necessidade e raramente isso dá um bom resultado.

Imagina se uma coisa assim acontece em Zelda, as máscaras de Majora's Mask aparecendo em outros jogos mesmo elas não tendo nada a ver com esses jogos. É, em um jogo como Wind Waker o Link pode pegar uma máscara e se transformar em criaturas diferentes... E se for pra seguir a rota de Sonic Lost World, faça com que essas máscaras sejam quase totalmente inúteis pro jogo, estando lá apenas por estarem, sem acrescentar nada no gameplay. Isso tornaria Wind Waker um jogo ruim automaticamente? Provável que não, eu mesmo nunca joguei, mas creio que seja um jogo bom de qualquer forma... Ainda assim seria um ponto negativo. Esse é o meu ponto com Sonic Forces: O jogo parece bem feito e provavelmente vai acabar sendo bom, mas essa ideia de enfiar o Sonic Clássico e os Wisps lá é desnecessária e só faz parecer que a Sonic Team não tem confiança suficiente pra tentar expandir essa fórmula com algo realmente novo.

Aliás... Falta de confiança pra criar conteúdo novo parece ser o que a Sega/Sonic Team mais tem, desde essa ideia de mandar o Taxman fazer fases clássicas reimaginadas no Mania até essa de pegar as coisas que deram certo no Colors e no Generations e enfiar lá no Forces só porque deram certo nos jogos passados. Isso me deixa com um pouco de receio sobre o que diabos vai ser esse terceiro gameplay... Será o tal novo personagem que dizem? Algum tipo de Sonic diferente? Eu sei lá, mas se for o Sonic do Boom, essa vai ser a bandeira vermelha dando o sinal pra eu pular pra fora do barco desse jogo e ficar só acompanhando Sonic Mania mesmo.

Duvido muito que seja, no entanto, Sonic Boom tem sido um fracasso em literalmente todas as mídias: O desenho tá com audiência baixa já faz mais de um ano, os jogos venderam horrivelmente, as HQs também venderam mal e foram canceladas, provavelmente as vendas dos brinquedos e coisas do tipo também não são muito impressionantes, e a Sega japonesa tem mostrado indiferença com essa série. Acho que seria muito burro da parte da Sonic Team colocar o Sonic do Boom aí, é bem óbvio que o público não quer Sonic Boom e portanto vocês deviam parar de tentar forçar Sonic Boom na goela dos outros. Tenho quase certeza que desse ano Sonic Boom não passa, motivos pra continuar com isso não existem, devem estar esperando a segunda temporada do desenho acabar pra enterrarem essa aberração logo e seguir em frente.

Claro, esse terceiro gameplay também pode sem problema algum acabar sendo bom, e se for... Ótimo, eles conseguiram expandir a fórmula de alguma forma mesmo com essas decisões desnecessárias. Mas sério... Para com isso, Sega, tenho certeza que cês podem fazer melhor do que apelar pra nostalgia e/ou chupar coisas que deram certo de jogos anteriores e jogar elas no novo jogo sem motivo aparente.

E não... Por favor, não venha me falar que Sonic Lost World foi a Sonic Team "tentando algo novo", porque não foi. A única coisa que se qualifica como "nova" naquele jogo é o Parkour, todo o resto dele são coisas pegas não só de outros jogos passados do Sonic, mas também de Mario Galaxy, algo que até o próprio Iizuka admitiu. Exceto que não fizeram nada de interessante com os elementos que pegaram, Mario Galaxy fez a gimmick cilíndrica infinitamente melhor, assim como a maioria dos jogos 3D anteriores do Sonic fizeram... Tudo o que não é o Parkour melhor.

Um manequim de vitrine de loja tem mais alma que Sonic Lost World. Um Original the Character do DeviantArt que você encontra pesquisando seu nome com "the Hedgehog" na frente no Google tem mais criatividade que Sonic Lost World, diabos!

Também não tô falando de tentar coisas novas que obviamente não têm nada a ver com a fórmula da franquia, como os gameplays alternativos da série Adventure ou o Werehog. Dá pra fazer algo novo e essa coisa complementar a fórmula do Sonic ao invés de criar essa dissonância com ela que acaba fazendo o jogo perder pontos pra muita gente. A própria Sonic Team já fez isso antes quando você olha pras tentativas de coisas novas que foram bem sucedidas, é só aprenderem com esses acertos e se esforçarem pra não repetir os erros que devem acabar indo a algum lugar. Não era pra ter nenhum segredo nisso, não precisam tomar as decisões que tomaram pra esses dois jogos novos, que ainda assim parecem bons mesmo com tais decisões envolvidas.


E acho que isso conclui o que eu tenho a dizer sobre Sonic Mania e Sonic Forces, tudo o que eu tinha a elogiar foi elogiado e o que eu tinha a reclamar foi reclamado. Apesar de eu ter meus problemas com certas coisas a respeito desses jogos, ainda tô bem interessado em acompanhar os dois e espero que os resultados sejam os melhores, pois o Sonic merece um raio de luz depois dos vexames que ele andou passando desde 2013. Se eu reclamei demais sobre alguns pontos aqui, é porque eu genuinamente me preocupo com a franquia e quero que ela fique melhor, não é como se eu criticasse as coisas só por criticar. Se eu julgar que alguma coisa merece críticas, eu vou criticar porque quero que não façam mais isso, e se eu julgar que algo merece elogios, eu vou elogiar porque tá indo no caminho certo.

Só é meio chato ser negativo com Sonic porque desde 2006 a série é um alvo fácil pra essas coisas e em 2014 isso só teve uma reforçada, e é por isso mesmo que eu espero que os jogos novos possam mudar isso de uma vez por todas. Se ambos derem certo, então já dá pra ir progredindo desse ponto, melhorando o que tiver pra melhorar e descartando o que não der muito certo, até que possamos ter jogos consistentemente bons novamente e assim o pessoal pare de falar que Sonic é uma merda por influência de um jogo horrível que saiu mais de 10 anos atrás.

A verdade é que Sonic, assim como a maioria das franquias de video game, tem seus altos e baixos... Os altos são muito altos e os baixos são muito baixos, mas é justamente por causa dos altos ridiculamente altos que as pessoas ficam tão amarguradas quando chega a um ponto baixo e ele é tão baixo assim. Fica a esperança então que Sonic Mania e Sonic Forces sejam o começo de um período onde hajam muito mais altos do que baixos, e que os baixos não sejam o suficiente pras pessoas pararem de ligar pros altos, aí sim seria bem maneiro.

{ 1 comentários }

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -