Posts Populares:

Postado por: Ryu quarta-feira, 18 de março de 2015


Toda vez que me perguntam se eu pretendo jogar ou falar sobre algum jogo do PS4 ou do Xbox One aqui, minha resposta é que eu só o faria se tivesse a oportunidade de jogar através de outra pessoa, pois eu mesmo não sinto a menor vontade de comprar nenhum desses consoles ao menos no momento. Aí as reações variam de "Verdade, tá ruim mesmo" pra "Você tá maluco?" e algumas vezes eu acabo entrando numa semi-guerra de consoles que eu nem ao menos tive a intenção de entrar em momento algum.

Como diabos isso aconteceu considerando que eu acompanhei a E3 dos anos passados e tudo mais? Bem... Digamos que parece que isso tudo foi muito marketing pra pouca ação. Quem não se lembra do Xbox One com aquelas retardadices de assistir TV, ser monitorado pela câmera do Kinect e praticamente tudo de errado que alguém poderia fazer com um console? E a resposta da Sony com o PS4 tirando onda com isso e tudo mais? Tava meio que aparente que o PS4 seria o console pra pegar nessa geração então... Então o que acaba realmente acontecendo é o inverso disso.

Pra quem não sabe, o Xbox One agora é um console de jogos e não uma televisão glorificada com função de jogar jogos e monitoramento 24 horas caso você sinta vontade de matar alguém ou sodomizar a criancinha mais próxima na frente do seu console por algum motivo. Aliás, eles até pararam com o Kinect, esse lixo nem é mais obrigatório pra quem quiser comprar o console e se eu quisesse comprar um Xbox One isso já me motivaria muito mais. Mas e o PS4? Bem... Ele é um console e roda jogos da nova geração sem problemas, só que... Você já deu uma olhada nos jogos dele?

Eu nunca joguei nenhum exclusivo do PS4, mas o consenso geral parece ser que nenhum deles é grande coisa e o melhor é The Last of Us Remastered... Que é meramente uma remasterização de um jogo da geração passada. Knack pelo visto é um jogo medíocre que tentou ser um novo Crash e falhou, The Order 1886 foi outro que não impressionou a crítica e nem quase ninguém que eu conheço que chegou a jogar isso, e quem acompanha mais coisa do PS4 que não seja um sonysta cego que ainda quer defender isso deve saber citar mais jogos, esses foram os mais notórios. Mas se você olhar a lista de todos os jogos do PS4 que foram lançados até agora no Metacritic, a maioria dos jogos com avaliação positiva ali são multiplataforma, ou então são ports remasterizados de jogos da geração passada... E isso é meio que vergonhoso.

O Xbox One não tá muito melhor nesse caso, apesar de ter um único jogo que me chamou atenção e aparentemente foi elogiado: Sunset Overdrive. Mas o que eu ouço falar é que ele roda os jogos multiplataforma melhor do que o PS4 que tem gráficos piores e não consegue nem rodar a 60fps apesar daquela propaganda toda da Sony. Aliás, eu ouvi dizer que até jogos remasterizados da geração passada rodam pior no PS4 do que no Xbox One... O que picas tá acontecendo afinal de contas? Isso é tudo por ter uma resolução maior do que o Xbox One? Então por que diabos os PCs "tunados" atualmente rodam jogos na resolução máxima e a 60fps enquanto esses consoles têm essas limitações ridículas? Até os gráficos nos jogos de PC parecem mais bonitos, dá a impressão de que esses dois consoles já estão datados sendo que não fazem nem cinco anos desde que foram lançados.

Então eu realmente não vejo por que comprar algum desses dois consoles quando uma opção é ruim e a outra é no máximo passável, os dois parecem só PCs modernos piorados, e quando o melhor "exclusivo" do seu console é um jogo da geração passada remasterizado... Meua migo... A situação tá meio que crítica aqui. Se eu hipoteticamente já tenho um PS3 por exemplo com The Last of Us e as DLCs, é meio que inútil comprar um PS4 pelo remasterizado já que as diferenças gráficas são mínimas e o gameplay é o mesmo, e mais inútil ainda comprar ele ou o Xbox One pelos multiplataformas considerando que eles são lançados pra PC também e rodam muito melhor lá e com uma resolução maior que a do Xbox One.

Não é por nada não, mas... Eu não sou besta o suficiente pra comprar um desses dois consoles quando posso jogar o que me interessa no PC, inclusive já existem rumores por aí sobre Sunset Overdrive ter lançamento pro PC. No momento nenhum jogo novo me interessa tanto assim, mas assim que vier algo que me chame atenção, eu provavelmente vou me esforçar ao máximo pra descolar um PC que rode jogos modernos e pronto.

O que me deixa meio puto é que quando um jogo é multiplataforma no sentido de ser pra esses e pro PS3 e o Xbox 360 também, a versão da geração passada parece ser ridiculamente inferior de propósito ou então no máximo por preguiça dos desenvolvedores delas de criar algo tão bom quanto. O que me vem na cabeça agora é Middle-Earth: Shadow of Mordor, ouvi falarem bem pra caralho desse jogo, parecia ser bom pelas imagens/vídeos e eu julguei que a versão do Xbox 360 seria no máximo um pouco pior graficamente já que a diferença das duas gerações não parece ser aquele salto gigante que nem da 6ª pra 7ª geração. Eu me enganei... Não porque a geração atual é muito superior, mas porque o da geração passada é mal feito mesmo.

Os gráficos pareciam de um jogo de 2006, aconteciam quedas de frame rate quase toda hora, tinha pop-up pra todo lado e o jogo algumas vezes bugava de repente com meu personagem atravessando lugares sólidos, loadings longos pra caralho... Então eu simplesmente larguei de lado. Agora por que isso ficou desse jeito sendo que podia ter sido muito melhor? Preguiça, talvez, mas não deixa de ser ridículo o descaso com gente que ainda usa consoles da geração passada, seriamente sinto pena de quem comprou Shadow of Mordor original pro Xbox 360. A versão principal parece ser um ótimo jogo e eu com certeza adoraria jogar se tivesse oportunidade, mas não tenho como no momento.

Tá, Raul, mas e quanto ao Wii U? Esqueceu que ele é console da nova geração também?

Não, eu não me esqueci do Wii U, só estava esperando a hora de falar sobre ele por ser um caso especial em todo esse colapso.


Quando a Nintendo anunciou o Wii U, eu tinha torcido o nariz... Eles disseram que tão pouco se fodendo pro público casual que atraíram com o Wii e que com esse novo console iriam voltar a ser a Nintendo que apela pro público que joga video games de fato, e isso é ótimo até o Wii U provar ser um pouco mais potente do que o PS3 e o Xbox 360 da mesma forma que o Wii era um pouco mais potente do que o PS2. Sabe qual é o problema aqui? Casuais não ligam pra gráficos ou potência do console, mas os "gamers" ligam, até porque se o seu console é tão potente quanto o da concorrência, significa que ele pode ter os mesmos jogos multiplataforma que eles e rodá-los tão bem quanto ou até melhor do que os outros.

Caralho, Nintendo, vocês chegaram TÃO perto de criarem o console perfeito pra essa geração... Imagina só poder jogar os jogos exclusivos da Nintendo ao mesmo tempo que eu também poderia botar Batman: Arkham Knight e vários outros multiplataforma no mesmo console sem problemas. Mas infelizmente isso não vai ser possível porque o Wii U não rodaria esses jogos multiplataforma pro PS4/Xbox One/PC, então se eu fosse comprar um Wii U, seria pra jogar os jogos exclusivos dele até cansar... De novo. Isso foi o que acabou me tirando o interesse no Wii U, essa decisão acabou sendo meio que um tiro no pé considerando que o console vendeu bem abaixo do que a Nintendo esperava e só recentemente ele tem ganhado mais força.

E antes que você diga que o GameCube era até mais potente que o PS2 e mesmo assim vendeu menos... Tem uma diferença muito óbvia que você tá ignorando. O PS2 praticamente monopolizou a 6ª geração porque o PS1 fez quase a mesma coisa com a 5ª, a Sony soube tirar vantagem da oportunidade que eles tiveram nessas gerações e conseguiram um grande retorno com isso.

E então o que aconteceu na 7ª geração? A Sony teve lá seus momentos de fraqueza com o PS3 inicialmente, a Microsoft começou a crescer nesse meio e conquistar um público maior, e a Nintendo saiu na frente porque o Wii vendeu bem mais do que os seus concorrentes e atraiu boa parte do público entre esses casuais, porque os jogos exclusivos do Wii que não eram casuais eram realmente bons em maioria e foram bem sucedidos tanto com a crítica quanto comercialmente.

Literalmente não teria hora melhor pra lançar o Wii U com capacidade de bater de frente com os próximos consoles concorrentes em potência, e não é só lançar, é lançar com uma line-up boa também. Porque outro erro que a Nintendo cometeu com isso foi ter lançado o Wii U muito cedo e quase sem jogos além de... Sei lá... New Super Mario Bros. U e uns ports de jogos da geração passada... Yay?

De qualquer maneira, mesmo sendo o menos vendido dos consoles da nova geração, o Wii U acabou provando ser pelo menos o mais agradável deles até então pra uma pessoa que está atrás de... Bem... Jogos. Enquanto a Sony e a Microsoft lançam um bocado de exclusivos pífios e jogos multiplataforma que rodam pior nos consoles deles do que rodariam num PC, o Wii U tem jogos exclusivos como Bayonetta 2, Super Smash Bros., Hyrule Warriors, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Mario 3D World... E ainda por cima tem jogos futuros promissores como Zelda 2015, Devil's Third, um novo Star Fox e Xenoblade Chronicles X.

Todos esses jogos você só vai jogar no Wii U, a menos que exista algum emulador no PC, mas deve demorar uns 10 anos até isso acontecer, então até lá, só no Wii U. E ao contrário da maioria dos exclusivos que o PS4 e o Xbox One apresentaram, esses aí são bons, tão bons que eu realmente me sinto tentado a comprar um bendito Wii U só pra jogar eles... Mas vou ter que aguentar isso porque primeiro eu quero um PC melhor, depois que conseguir isso eu posso torrar meu dinheiro com o Wii U e os jogos pra ele e viver na excelência tendo o melhor dos dois lados.

Então não é querendo pelar saco da Nintendo, mas em matéria de jogos ela tá se saindo muito melhor do que a Sony e a Microsoft mesmo com um console tecnicamente inferior ao das suas concorrentes que também começou bem mal com relação à sua biblioteca de jogos. Mas tá aí, nesse aspecto o Wii U já se recuperou faz tempo e temos vários jogos bons aí pra jogar. Cadê os da Microsoft? Cadê os da Sony? Vai ficar no GREATNESS AWAITS aí até quando, hein?

Só me decepciona que a Nintendo perdeu essa puta oportunidade de lançarem um console no qual eu finalmente posso jogar tudo o que me interessa sem dar uma foda pra outras plataformas... Eh, quem sabe na próxima geração? Se eu ainda estiver vivo ate lá, isso é.


Pois é, essa geração tá foda, não tô convencido de que eu TENHA que comprar algum console dela, e por isso é meio difícil que eu fale de algum jogo novo por aqui no momento. Mas se eu for comprar algum desses consoles, seria o Wii U porque os jogos exclusivos dele são uma delícia, e o resto dos multiplataformas ou até exclusivos da Microsoft eu jogaria no PC... Já que eu não costumo ligar muito pra exclusivos da Sony, um PS4 não me faria muita falta de qualquer maneira.

Ah não, espera... O PS4 tem Samurai Warriors 4 e...

Vai se foder, Koei! Eu não vou comprar um PS4 só por causa desse jogo, tomem vergonha nessa cara e lancem ele pra PC ou sei lá... Mas se não quiserem, então soquem ele no cu e rodem, porque eu não vou comprar um PS4 só por ele!

Uhhh... Onde eu estava mesmo? Ah sim... Eu não ligo pros exclusivos da Sony. A menos que anunciem algo sobre The Last Guardian, eles não estão falando a minha língua e eu não poderia ligar menos pro que isso seria. Menos ainda se for um novo God of War, o que VAI acontecer... Você sabe que vai.

Qual foi a intenção desse post afinal de contas? Como eu não havia me pronunciado sobre esses consoles atuais e nem falei de nenhum jogo recente deles em específico... Eu queria deixar claro que eu provavelmente não falarei de um jogo novo pra um deles tão cedo e que a geração atual não tá exatamente empolgante pra mim, por isso recentemente eu acabei falando de uns jogos mais velhos. É o máximo que eu posso fazer pra manter esse blog com alguma vida, mas aceito doações caso alguém queira me dar dinheiro pra comprar um Wii U adiantado.

Aliás, cês tão querendo me foder mesmo com esse resultado da enquete do Mario, né? Eu tô quase me matando pra conseguir escrever algo coerente e/ou aceitável sobre o 3D World, mas eu já reescrevi e apaguei um monte de vezes porque nunca parece bom o suficiente já que eu tenho que contar com memórias de 2 anos atrás do jogo. Mas então tá, se a opção "Sim" ali realmente ganhar, então eu não vou ter outra escolha, só que isso tá sendo literalmente o que empaca o post, o que eu nem queria que acontecesse, mas aconteceu.

Enfim, a única coisa que eu espero é que essa geração melhore consideravelmente nos próximos anos, porque desse jeito tá realmente complicado...

{ 27 comentários }

  1. Só uma observação, Samurai Warriors 4 tem pro PS3 também, então nem pra isso o 4 serve. hue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que ou eu esqueci ou então não sabia disso.

      Meh, então o PS4 não tem nada que me interesse mesmo.

      Excluir
    2. O do PS4 é um port do PS3 na vdd, então realmente nem dá pra ver como um exclusivo principal do PS4 :v

      Excluir
  2. Bom, começando do começo (óbvio):

    Os consoles da sétima geração nasceram "fortes", muito jogo da época mal usava 4 GB de ram e etc, e eles mandaram bem porém em 2011, 2012 e 2013 MUITOS jogos (May Payne 3 por exemplo ou Tomb Raider) pra rodarem no máximo do máximo era necessário no mínimo uns 6 GB de ram então pensa comigo, um console do ano seguinte, deveria ter os requisitos da geração seguinte, algo em torno dos 12 GB de ram ou 16 e.... anunciaram com 8.

    Sem falar que ambos usam AMD (One usa HD 7760 e o PS4 HD 7770) levemente modificadas e elas não são grande coisa em vista que elas mal batiam de frente com a GTX550. Então... Nasceram inteiramente datados.

    Aí vem o One que usa um processador simples com DDR3 na ram e faz aquele estrago usando tudo enquanto o PS4 divide o processador monstro dele com a ram GDDR5 e no final das contas acaba tendo desempenho pior por dividir o processamento com funções "úteis" como voltar pro menu em tempo real ou tirar screenshot.

    Gente, console é pra botar e jogar, essas frescuras é coisa de PC.

    Aí você pensa: um console desses é em torno de 2 mil e um PC gamer é 3 mil no mínimo pra não rodar tudo no máximo, rodando entre médio e high já vai rodar MUITO melhor que muito jogo de PS4/One aí.

    E tem mais, PS4 e One tem bibliotecas fraquíssimas enquanto o PC além de tudo, tem retrocompatibilidade. O Steam tem mais de 4 mil jogos e ainda tem Origin, Nuuvem e demais coisas como Humble Bundle (pegar 10 jogos pelo preço de 1 e ainda pegar em chaves separadas, o que pode gerar vendas ou até mesmo trocas por outros jogos).

    E aí te digo, vale à pena pagar mais caro no PC? SIM!

    Você vai ter acesso à tudo, promoções ridículas de tão baratas (peguei todos os Red Faction por 20 reais, todos os jogos da série X por 40, todos os Half Life por 20, os Portal 1 e 2 por 13...) e rodando tudo, do velho ao novo.

    E caso apareça algo realmente novo que seu PC não aguente, você vai lá, baixa a configuração pra rodar no low ou med ou espera um pouco e troca a peça que precisa. No PC é console pra vida inteira. Além de emuladores e versões piratas de jogos que você ta na dúvida se paga ou não.

    E bom, Wii U ta lotado de jogo da Nintendo mas pagar num console que tem sei lá, 30 jogos realmente bons e ficar a ver navios depois... Até vale à pena mas não nesse preço. Quando tiver bem barato aí beleza. Da Nintendo atualmente o que mais ta valendo é o 3DS.

    Eu peguei um PC, não me arrependo. Pago barato nos jogos, rodo pirata mesmo e ainda tenho acesso à quase todo emulador existente. Então.... PS4 e One pra que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Xbox One provavelmente ficaria na mesma performance do PS4 se tivesse aquele negócio de assistir TV, pelo menos eles se livraram disso e não fica pesando na hora de rodar os jogos dele. Se for pra querer colocar essas viadagens de TV, gravar vídeos e tudo mais, coloquem de modo que o console não rode os jogos que nem o cu dele por isso, não adianta querer colocar elas quando o console não é um PC moderno pra aguentar tudo, por incrível que pareça já que estamos em pleno 2015.

      Só com o meu PC já ruinzinho do jeito que é eu já consigo jogar jogos de consoles que eu tive antes como SNES, Mega Drive e PS1, algo que antes eu nem imaginava que poderia, assim como também pude jogar os de consoles que eu não tive oportunidade de jogar "fisicamente" na época, GBA, PSP, DS... Tudo com emuladores, e com a configuração certa eles rodam até melhor e são mais bonitos do que jogando no próprio console original. Se eu conseguir um PC melhor então eu vou ficar mais do que feliz, vou poder emular consoles mais avançados ao mesmo tempo que posso jogar as versões de PCs dos jogos modernos com direito a mods e tudo mais.

      Talvez eu deveria ter ido atrás de um PC melhor há muito tempo, mas acho que o conforto de jogar num console ainda falava mais alto na época... Dessa vez isso não tá sendo muito convincente já que apesar de mais confortáveis, os consoles agora são versões pioradas de um PC, então eu tenho certeza de que não me arrependeria nem um pouco de pegar um PC também, é o mais conveniente agora.

      Excluir
  3. Eu comprei meu Wii U e to feliz com ele, mas um Xcaixa e um PS4 nem valem a pena hoje em dia mesmo, meu amigo que comprou um PS4 ta com ele lá pegando poeira porque ta sem jogos novos bons pra jogar.

    E The Order 1886 é muito chato, e olha que até esse meu amigo que é sonysta doente também achou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem. Também comprei um Wii U e não estou nem um pouco arrependido, passo horas jogando Mario Kart 8.

      Excluir
  4. PS4 quiere ser PC y su mama no lo deja

    ResponderExcluir
  5. Mas os jogos multiplataformas atuais não iam vender bem no Wii U de qualquer jeito, ou você esqueceu que o GC não teve quase nenhum jogo de third party que vendeu bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obviamente, os jogos venderiam bem menos do que os exclusivos da Nintendo, mas acontece que na época do GC a Nintendo tava bem menos popular do que a Sony que tava monopolizando tudo com o PS2. Se o Wii U acabasse sendo um console potente que nem os outros e pudesse ter os mesmos jogos, provavelmente eles venderiam bem mais, poderiam pegar públicos além do que eles já têm.

      Excluir
  6. "Então eu realmente não vejo por que comprar algum desses dois consoles quando uma opção é ruim e a outra é no máximo passável, os dois parecem só PCs modernos piorados, e quando o melhor "exclusivo" do seu console é um jogo da geração passada remasterizado... Meua migo... A situação tá meio que crítica aqui. Se eu hipoteticamente já tenho um PS3 por exemplo com The Last of Us e as DLCs, é meio que inútil comprar um PS4 pelo remasterizado já que as diferenças gráficas são mínimas e o gameplay é o mesmo, e mais inútil ainda comprar ele ou o Xbox One pelos multiplataformas considerando que eles são lançados pra PC também e rodam muito melhor lá e com uma resolução maior que a do Xbox One."
    Ache o erro! Te dou 5 segundos... E a resposta é "Meua migo"

    ResponderExcluir
  7. o unico jogo que me interessou foi o Guilty Gear Xrd mas ainda é uma versão inicial, vou esperar as proximas versões para pega-lo, e mais eu ja falei que não sou fã de jogos ocidentais ao menos que coloquei simpsons, south park beavis e butt-head e jogos de cartoons nele, ja que o ocidente tá assim o REALISM HARDCORE GRAPHICS, ORCHESTREAL MUSIC, REALISM, BLOOD, REALISM FUCK YEAH!!!! só isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o principal marketing desses caras e o saco que os Sonystas ficam lambendo.

      Excluir
    2. se caso fosse sonysta eu não me enquadraria neles pois não jogo jogo ocidental ultra realista

      Excluir
  8. único jogo do PS4 que me interessa agora é BloodBorne

    ResponderExcluir
  9. Como assim você não vai comprar um PS4 por causa do novo Good of War?

    Achei ofensivo, 5 estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nah, meu controle vai ficar com o quadrado estragado e eu não quero isso.

      Excluir
  10. Depois de ler esse post, acho que não vou querer comprar um PS4 logo de cara não... Talvez seja melhor pegar o Wii U mesmo, mas o foda é que agora que a Nintendo saiu daqui do Brasil, o console ficará mais caro do que já era!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino que se você for muito fã dos exclusivos da Sony, deve justificar pegar um PS4, no meu caso como eu não ligo pra maioria deles, eu não vejo motivo mesmo. Mas a saída da Nintendo do Brasil pelo que eu vi não necessariamente aumentou os preços dos jogos/consoles dela, só é mais difícil achá-los em lojas oficiais agora.

      Excluir
  11. lol porque uma das opções na enquete é Goku?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma piada da World Sonic, mas essa opção é um equivalente de "Tanto faz".

      Excluir
  12. Vou pegar PS4 só por causa de Persona 5

    ResponderExcluir
  13. Shadow of Mordor é tão bom que é um Assassin's Creed melhor que qualquer Assassin's Creed, joga a versão da nextgen quando puder

    ResponderExcluir
  14. Se continuar assim, a industria vai quebrar denovo, como aconteceu na epoca do Atari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nintendo vai salvar o cu de todo mundo de novo

      Excluir
  15. Foda que teremos que comprar uma hr ou outra o ps4 ou o one pq esse babacas deixam de produzir jogos que rodariam susse pra antiga geração só pra obrigar os fãs a comprar o novo console ,maldito capitalismo mal posso prever seus movimento

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog do Ryu - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -